sábado, 21 de março de 2009

Desafio cumprido, enfim

Recebi um desafio do Rodrigo Rosselini - postar o que vem na 5ª linha de uma página qualquer do livro que se está lendo no momento - e venho cumpri-lo, antes tarde do que nunca:

Este grandioso resultado da análise de Gödel não deve ser mal compreendido: não exclui a prova metamatemática da consistência da aritmética. Exclui sim uma prova de consistência que pode ser espelhada pelas deduções formais da aritmética.

Prova de Gödel, de Ernest Nagel e James R. Newman, Coleção Debates, Editora Perspectiva, 2ª ed, 1998, página 85.

Sempre tive curiosidade a respeito dos tais Teoremas da Incompletude de Gödel e isto me reativou a curiosidade. Os assunto é brutalmente casca-grossa; os autores do livro, porém, prometem que o texto pode ser compreeendido por leitores com "reduzidíssimo preparo matemático e lógico". A coleção de onde vem o livro, por outro lado, não é exatamente um for dummies. Como ainda estou na introdução, não sei em que isto vai dar. Se daqui a uns dias eu for capaz de compreender o texto que citei já estarei muito satisfeito.

Faz um tempinho, eu fiz esta brincadeira aqui no blog, mas não passei à frente (ou seja, se dependesse de mim, os memes estariam extintos), mas, para não quebrar a corrente, faço agora. O problema é que aparentemente todo mundo na blogosfera campista já está nessa, como observado aqui (claro, eu levei 12 dias pra responder a uma progressão geométrica, o que poderia esperar?). Outro problema é que boa parte dos blogueiros que eu conheço têm blogs com temas específicos, o que diminui um pouco o espectro, mas vamos tentar.

Passo a bola para Khristofferson Silveira, Agitador Cultural, Thiago Kerzer e Maxoel Costa. Os dois últimos são blogueiros bissextos, mas vamos ver se se animam.

editado em 24/03/2009, 22h24min: agitador cultural disseminou o meme.

editado em 25/03/2009, 21h46min: Khristofferson também.

editado em 20/04/2009, 0h34min: Maxoel também.

Um comentário:

Rodrigo Rosselini disse...

E aí?
Rapaz, eu recebi essa brincadeira da minha cunhada Ana Paula, que por sua vez recebeu do blog de um amigo português... é legal saber o que as pessoas estão lendo. Falando nisso, você já conhece o mais novo blog campista? http://cs.lemos.zip.net/
Dê uma olhadinha.
Abração,
Rodrigo.